top of page

                                                                               MAGNÉSIO

                                           Por : Gian Paulo Gonçalves Bonaccorsi CRF-RJ-5150

 

 

 A deficiência do elemento Magnésio pode ser responsável por uma grande número de distúrbios de saúde , mais do que a falta de qualquer outro elemento. E tal carência é dificilmente detectada em exames de sangue , pois apenas 1% do Magnésio corporal está presente no mesmo.

 

Considero o Magnésio um mineral de extrema importância ao organismo, sendo superior ao Cálcio , ao Potássio e ao Sódio (inclusive regulando o metabolismo destes três últimos) Contudo , muitas vezes sua reposição é negligenciada , fruto de uma alimentação inadequada , que forneça menos de 400mG diários.

 

Além da alimentação , causas mais comuns de deficiência de magnésio são o tratamento com diuréticos, antibióticos ou certos medicamentos para o câncer, diabetes mal controlada, alcoolismo crônico e distúrbios como a doença de má absorção e sensibilidade ao glúten. Os idosos e aqueles que foram submetidos a cirurgia intestinal também estão em maior risco de deficiências do elemento.

 

Os sintomas de deficiência de Magnésio incluem anorexia, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, alterações de personalidade, arritmia e espasmos coronários. A sede excessiva é um sinal muito importante a ser observado.

 

Na falta de Magnésio , é perdida grande quantidade de Cálcio na urina e daí advém fraqueza óssea e dentária , bem como a temida osteoporose. Alterações do Sistema Nervoso , taís como insônia , tremores e depressão podem ser comuns.No caso das dores articulares e artríticas , a suplementação adequada do Magnésio mostra-se efetiva e rápida na reversão , evitando-se o uso desnecessário de anti-inflamatórios.

 

A reposição de Magnésio que sugiro é simples: dissolva 33g do sal Cloreto de Magnésio (tenho disponível na farmácia) em 1 Litro de água filtrada. Mantenha esta solução sob refrigeração e diariamente tome 5mL da mesma ( o equivalente a um copinho destes de café).Observe sua resposta: os sintomas de cãimbras e dores articulares costumam desaparecer em alguns dias de uso a medida que os níveis de Magnésio se tornam adequados. Caso sinta diarreia , náuseas ou pressão baixa , interrompa o uso.

 

Não observando melhora , descarte que a causa seja a carência de Magnésio , e considere a homeopatia como opção de tratamento : descreva seus sintomas detalhadamente a seu clínico homeopata , que os considerará para a escolha individualizada de seu(s) medicamento(s) homeopático(s).

 

 

bottom of page